sexta-feira, 27 de maio de 2011

Roda pela Sustentabilidade tece novas conexões

Atores se unirão para promover Coleta Solidária, cineclube, educomunicação, tour ecológico e projeto SWU
No dia 26 de maio ocorreu reunião da Sustentação no CDS, UnB, entre 16h30min e 19h00min horas. Estiveram presentes representantes do USINA, Tupã, NAA, GT de Coleta Seletiva, ‘Pare, pense, descarte’, Projete, FUP, Campus Online, Reciclando o Cotidiano e MDS. O encontro acontece a convite do grupo da Coleta Seletiva, e Projeto VE.

A primeira parte do encontro destinou-se à discussão de ações da Coleta Seletiva Solidária na UnB, que será lançada na Semana do Meio Ambiente em todos os campi. A partir das 18h00min discutimos questões diversas, levantadas pelo grupo, tais como o projeto para o Edital SWU, a Política pela Sustentabilidade nos Campi, o calendário de Oficinas Coletivas, as ações desenvolvidas em Ceilândia e as atividades compartilhadas entre NAA, Caiaque Comunitário e Tupã.

Entre 04 e 09 de junho ocorrerão as atividades de lançamento da Coleta Seletiva, envolvendo a comunidade dos campi e as associações de catadores parceiras. No dia 07, 10h00min, no Darcy Ribeiro, ocorrerá um passeio pelo Minhocão com bonecos gigantes, confeccionados com materiais reaproveitados. Nesse mesmo dia ocorrerá uma roda de conversas na Praça Chico Mendes, às 17h00min, com foco na coleta e separação do papel, principal resíduo da UnB. Quem quiser acompanhar a produção dos bonecos, pode comparecer ao Laboratório Lata da IDA, no dia 04, às 14h00min, para Oficina com a Prof.ª Isabela Brochado. Para mais informações, contatar Venícius (veniciusmendes@yahoo.com)

As estudantes Lígia Boueres e Marina Coelho, da engenharia Florestal, propuseram aos membros da Sustentação a união para a escrita e apresentação de um projeto para o Edital SWU. A idéia é englobar diversas áreas para um programa de universidade sustentável. O projeto ganhador terá verba para o desenvolvimento de ações locais. Os interessados em colaborar devem entrar em contato o quanto antes, pois o prazo para a apresentação das propostas é 01 de junho (ligiaboueres@gmail.com). Como base de discussão será retomada as metas temáticas do documento de polícias para a sustentabilidade. Todos estão convidados a participar. Há mais informações e o link para o Edital no grupo da Sustentação no FACEBOOK.

Inicia-se também uma potencial articulação entre os grupos TUPÃ, Caiaque Comunitário, USINA, Pare, pense, descarte e Projete, em diálogo com o NAA e Fundação Darcy Ribeiro, no âmbito da Sustentação. A Fundação Darcy Ribeiro está dialogando, sobretudo com a TUPÃ e o Caiaque para a realização de duas ações específicas: um circuito ecológico na UnB e a organização de um CINECLUBE socioambiental.

 A trilha ecológica focará aspectos socioambientais relevantes do campus, terminando com uma atividade com a turma do Caiaques no C.O. Serão convidadas a participar escolas públicas do DF. Essa ação guarda relação com atividades desenvolvidas pelos membros do USINA, sobretudo no âmbito do programa Segundo Tempo, que recebe alunos da rede pública de ensino e fornecem aulas de artes e educação ambiental.

A Fundação Darcy Ribeiro disponibilizará o auditório e equipamentos do Beijódromo para a realização do CINE CLUBE. Mas o interesse principal é estimular mais que o debate de filmes, mas a produção destes por membros da comunidade. Esse interesse vai de encontro com a proposta da Sustentação de trabalhar com a perspectiva de educomunicação, com a capacitação para uso popular e engajado dos meios de comunicação. O primeiro passo para quem se interessar pela idéia é a participação na Oficina de edição de Vídeo, que será realizada na próxima quarta na FAC, a convite do Projete. Integrantes da TUPÃ e do ‘Pare, pense, descarte’ mostraram interessem em participar, pois enxergam conexão entre as atividades em curso e a perspectiva de educomunicação pelo uso de vídeos. Retomaremos assim a proposta de criar e apresentar curtas para contar “o que fazemos pela sustentabilidade”.
Retomando as pautas do encontro anterior, todos os presentes demonstraram interesse em ter seus projetos e ações divulgados no BLOG coletivo. As discussões sobre o BLOG continuarão em meio virtual, pela lista Google e pelo Facebook. Propostas podem ser enviadas a camila.cortopassi@gmail.com. A proposição de atividade e declaração de interesse em participar das Oficinas Coletivas também continuará sendo articulada pela Planilha do Google Docs. Quem ainda não recebeu o acesso para o arquivo pode solicitar paracarolramalhete@gmail.com
Encaminhamentos:
Ler e discutir via lista e FACEBOOK o Documento de Políticas para Gestão Socioambiental da UnB. O documento é base para o projeto SWU e para a participação da Sustentação na organização do Seminário da Agenda Ambiental 2011.
Procurar modelos de universidades sustentáveis, postar no FACE e na lista de e-mails para contribuir tanto com a discussão interna, que será aprofundada no Seminário 2011, quanto com a construção de um projeto para o Edital SWU.
Preencher tabela de Oficinas Coletivas no Google Docs com propostas de atividades, nome e contato dos interessados.
Responder à enquete sobre o BLOG coletivo no FACE e na lista de e-mails do Google. “Qual imagem vem à cabeça quando escuto SUSTENTABILIDADE?”. 

Divulgação
01/06 – Oficina de Edição de Vídeos Projete – O que fazemos pela Sustentabilidade?, 18h00min, FAC.
07/06 – Passeata pela Coleta Seletiva Solidária na UnB, 10h00min, Minhocão, Campus Darcy Ribeiro.
07/06 – Encontro dos Saberes para Coleta Seletiva Solidária na UnB, Praça Chico Mendes, 17h00min.
09/06 – Lançamento da Coleta Seletiva no Campus Ceilândia, 15h00min.

Postado por: Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos
Graduando do 6º Semestre de Saúde Coletiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário