terça-feira, 24 de maio de 2011

Vídeos Coleta Seletiva - UnB

Vídeos de divulgação - Projeto Pare, Pense e Descarte: Coleta Seletiva Solidária

Este vídeo institucional apresenta conceitos básicos sobre resíduos sólidos e atividades realizadas no âmbito da Universidade de Brasília - UnB. O vídeo é uma produção do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos (GTRS), Núcleo da Agenda Ambiental (NAA) e UnBTV. 

Com o vídeo você pode entender sobre a implementação da Coleta Seletiva Solidária; Porque a coleta seletiva é solidária; Diferença entre lixo e resíduo; Política Nacional de Resíduos Sólidos; Diferença entre lixão e aterro; O que é o xorume; Tempo que cada material leva pra se decompor; Reciclagem e Coleta Seletiva.

Além disso você ainda pode conferir os benefícios ambientais e a importância social que a separação e a reciclagem do lixo podem gerar para o meio ambiente e para todos os catadores que sobrevivem com a renda advinda do material reciclável.

É ressaltado ainda, sobre  decreto 5940/06 que determina que órgãos públicos separem os resíduos e destinem esses materiais às associações e cooperativas de catadores. Sendo assim, todos os resíduos gerados dentro da UnB devem ser encaminhado a uma cooperativa de reciclagem. No caso da Faculdade de Ceilândia - FCe, os resíduos serão destinados à cooperativa Cataguar do P-Sul.

Diante disso, o Projeto Pare, Pense e Descarte: Coleta Seletiva Solidária visa colocar esse decreto em prática nos 4 campis da UnB e como universitários devemos desempenhar nosso papel social servindo de exemplo para toda a sociedade. Exposto isso, é necessário que cada um de nós faça a sua parte para que a implementação da coleta seletiva solidária se dê de forma efetiva.


Este segundo vídeo retrata ações desenvolvidas pela UnB no dia-a-dia para implementar a Coleta Seletiva Solidária. Conta com a participação de grupos de estudantes atuantes na universidade, além de professores e funcionários. Nesse vídeo é possível, ainda, aprender a separar corretamente os resíduos; entender os 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar); como funciona a coleta seletiva dentro da UnB; além de ficar a par da campanha Sou UnB, jogo limpo! Digo não aos copos descartáveis! e sobre o projeto Reciclando o Cotidiano.

Vale muito a pena conferir galera!!!

Postado por: Lucas Lobato de Souza
Graduando do 3º semestre de Enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário